O post de hoje é totalmente dedicado ao Manacá da Serra uma árvore de muita beleza devido a suas lindas flores e coloridas é impossivel não contemplar essa maravilha!!
Foto: Manacá no quintal da minha irmã
Nome Popular: Manacá-da-serra, Manacá- da-serra-anão, Cuipeúna, Jacatirão
Família: Melastomataceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
O manacá-da-serra é uma árvore semi-decídua nativa da mata atlântica, que se popularizou rapidamente no paisagismo devido ao seu florescimento espetacular. Seu porte é baixo a médio, atingindo de 6 a 12 m de altura e cerca de 25 cm de diâmetro de tronco. As folhas são lanceoladas, pilosas, verde-escuras e com nervuras longitudinais paralelas. As flores apresentam-se solitárias e são grandes, vistosas e duráveis. Elas desabrocham com a cor branca e gradativamente vão tornando-se violáceas, passando pelo rosa. Esta particularidade faz com que na mesma planta sejam observadas flores de três cores. A floração ocorre no verão e a frutificação no outono.
O manacá-da-serra é uma excelente opção para o paisagismo urbano, pois não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços, desde isolado em calçadas, até em pequenos bosques em grandes parques públicos. Seu crescimento é rápido e além da árvore, encontra-se disponível no mercado uma variedade anã, o manacá-da-serra-anão. Esta variedade, conhecida como 'Nana', alcança de 2 a 3 m de altura e é mais precoce, iniciando a floração com menos de meio metro. Com seu porte arbustivo, ela é apropriada para o uso isolado ou em grupos e renques. Sua floração ocorre no inverno, ao contrário da forma arbórea típica. Também pode ser conduzida em vasos.
O manacá deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente por pelo menos um ano após o plantio no local definitivo. Planta característica de clima tropical úmido, é tolerante ao clima ameno das regiões subtropicais. Multiplica-se por sementes, estacas e alporques. A variedade 'Nana' (manacá-da-serra-anão) só pode ser multiplicada por estaquia e alporquia, pois os descendentes oriundos de sementes, podem não apresentar as características típicas desta variedade e atingir o porte arbóreo.
Observação: As flores abrem-se na cor branca, no dia seguinte ficam lilases e no terceiro dia assumem a cor rosa, antes que as pétalas se desprendam.
Mais algumas imagens do Manacá
Foto Mauro Guanandi
Fonte: http://aproccamp.com.br/
olá Drika1 passei para te avisar que tem um selinho no meu blog para você, vai lá pegar.
ResponderExcluirBeijokas MISTURA DO LAR
Oi Drika,
ResponderExcluirVim conhecer seu cantinho!
Menina, essa árvore é linda. Minha mãe plantou uma na calçada em frente sua casa e já apareceu umas florzinhas. Achei sensacional isso de mudar de cor. Super fofa!!
Obrigada pela visita ao meu apê. Apareça!!
Beijocas
Oi Drika!
ResponderExcluirAdoro essa planta, me lembra a minha infância... Chamava essas árvores de romeu e julieta...
Bj
Ola Drika !!
ResponderExcluirLindos estes manacas...
Obrigada pela visitinha..
Bjinhs
Luli
Lindooooooooooooooo, amo manacás!!!
ResponderExcluir